Apresentador do programa Cartão Vermelho, Alex Garcia, líder de movimento de esquerda declarado, grava vídeo no qual relata o suicídio coletivo de uma família de catadores cujo pai, sem qualquer possibilidade de ganhar o sustento para sua família, envenena mulher e filhos e em seguida se mata.
O Sistema INER de resíduos sólidos vem oferecendo aos catadores uma nova opção de ganhos, mudando totalmente o paradigma que hoje é o alumínio, o papelão e em alguns casos vidros e garrafas pet para redireciona-los para restauração de móveis e artigos de decoração.
Essa proposta é devidamente alinhada com a nova lei de resíduos sólidos que obriga as prefeituras a gerar algum tipo de atividade para os catadores e, ao nosso ver, a melhor das atividades seria evolui-los para uma profissão mais rentável e também dar empregos de selecionadores de riquezas nas usinas do sistema INER para aqueles que não reúnem condições de serem transformados em restauradores de móveis e tapeceiros.
Interessados, favor procurar a diretoria do SINDETAP – Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros – de seu estado e se inscrever para participar das palestras de apresentação do projeto e formação das diretorias das COOPEINER’s.
A politica assistencialista que reinou em nosso país nos últimos 20 anos não irá perdurar através das novas políticas que se instalaram e esses movimentos, tais como de catadores, sem-terra, sem teto e outros tantos que eram geridos pelos mesmos “núcleos”. Não devem encontrar apoio na nova mentalidade política, restando àqueles que acreditavam nas famigeradas bolsas buscarem outra forma de sobrevivência, e é exatamente isso que o Sistema INER de resíduos sólidos está oferecendo.
A melhor das atividades é reconhecer o trabalho IMENSO realizado pelos catadores e respeitá-los como profissionais, e DE JEITO nenhum invalidar seu conhecimento, MUITO MENOS se apoiar num acontecimento trágico para justificar MAIS exclusão para o profissional de uma categoria já tão vulnerável e discriminada.